03 fevereiro, 2006

Salve Iemanjá


A cada 02 de fevereiro milhares de oferendas são lançadas no litoral brasileiro para Iemanjá.
Ela é a divindade das águas salgadas, dos mares e oceanos. Protetora dos marinheiros e pescadores, senhora dos lares, que traz paz e harmonia para toda família.
Os filhos da Rainha do Mar possuem força e determinação, assim como prezam a amizade e o companheirismo. Como são pessoas presas ao arquétipo da mãe, a família e os filhos têm grande importância na vida. A relação com eles pode ser carinhosa, mas nunca esquecendo conceitos tradicionais como respeito e principalmente hierarquia.
Como boa filha de Iemanjá me identifico com as características acima. Me lembro que, desde criança, já possuía no coração um respeito pelo mar e acreditava que as ondas eram as rendas finais do vestido de Iemanjá. Conversava com ela, achando que seu coração estava lá nas profundezas do oceano me ouvindo. No mínimo, uma imagem bonita...
E por falar da infância, lembro-me das horas a fio que ficava ouvindo Clara Nunes. Uma grande cantora brasileira, que em suas letras também traz a força dos orixás.
"Salve o Nosso Senhor Jesus Cristo, Epa Babá, Oxalá!
Salve São Jorge Guerreiro, Ogum, Ogunhê, meu Pai!
Salve Santa Bárbara, Eparrei, minha mãe Iansã!
Salve São Pedro, Kaô cabecilê, Xangô!
Salve São Sebastião, Okê arô, Oxóssi!
Salve Nossa Senhora da Conceição, Otopiabá, Yemanjá!", canta na música "Guerreira".
É uma boa dica pra quem gosta de samba...

Nenhum comentário: