10 outubro, 2006

Meditar faz bem para o coração!


Quem está falando isso agora é, nada menos, que um dos periódicos científicos mais conceituados do planeta, a revista Archives of Internal Medicine.
Na pesquisa realizada, os cardiologistas do Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, descobriram que a meditação transcendental contribui para melhorar os níveis da pressão arterial e a resistência à insulina em pacientes com doenças cardíacas. Além disso, as taxas elevadas de colesterol e triglicérides e a obesidade viceral (famosa barriga de chope) também entram na jogada.
Mas você sabe por que a meditação produz esses benefícios?
No trabalho, os pesquisadores concluem que a técnica pode modular a maneira que o organismo reage ao estresse. Pois nessa situação, quem provoca toda a bagunça é o cortisol, que eleva os níveis de glicose e de ácidos graxos.
A meditação, nesse caso, ameniza todo o processo.
Para quem ainda não entrou em contato com essa técnica milenar, aqui vai a dica de um livro (acompanha CD) que eu comprei uns anos atrás do Osho.
Simples e esclarecedor, ele aborda a meditação trazendo um tanto de ensinamentos sobre a vida e sobre o despertar para uma nova consciência de si mesmo.
Vai lá:
Aprendendo a silenciar a mente – Um caminho para a paz, alegria e criatividade
Osho
Ed Sextante
112 página, R$ 19,90

3 comentários:

Anônimo disse...

A meditação é uma busca espiritual? Ou apenas serve para um melhor desfrute da vida, como se pudessemos estar sempre renovando o desejo pela vida. Seria uma forma de sentir aquilo que não podemos sentir, ou tentar alcaçar algo que quando alcançado não se mostra, deve ser mostrado? Seguimos que caminho?

Que perguntinha estranha, não?

Beijão

Anônimo disse...

Querido Alan, a meditação é uma técnica milenar de acalmar a mente.
Diminuindo as ondas cerebrais, nosso corpo libera endorfinas e outras "substâncias" que causam bem-estar, relaxamento, paz!
É um caminho de autoconhecimento e de paz interior que traz inúmeros benefícios para nossa saúde mental, física e emocional.
Bjs!!

Anônimo disse...

Preciso me acalamr mesmo, a professora Zélia tá me deixando maluco!

Abraço!