20 abril, 2010

Antídotos para Divórcio

"De acordo com os estudos de psicólogo Jhon Gottman, 50% dos divórcios ocorrem até o sexto ano de casamento. Os motivos variam, mas estão associados a uma série de comportamentos tão destruidores que o cientista apelidou-os de “Os quatro cavaleiros do apocalipse”. Uma parte desses venenos tem antídotos – que só funcionam se os parceiros tiverem realmente interesse em mudar para permanecer juntos.

1.Crítica: A pessoa tem uma lente negativa, só consegue ver erros, não reconhece os esforços e acertos do par. ANTÍDOTO: Generosidade, capacidade de enxergar e valorizar o melhor do outro.

2.Defesa: Ataca para se defender e costuma culpabilizar o outro por todas as dificuldades da vida a dois. ANTÍDOTO: Amizade e justiça. Imagine como agiria se, em vez do seu par, estivesse um amigo na sua frente. Isso auxilia a aumentar a confiança e a cortesia. E seja justo: admita também as próprias dificuldades em vez de só acusar seu par.

3.Indiferença: Nunca escuta o que o outro diz ou finge que não escutou. ANTÍDOTO: Mais atenção e respeito à opinião e ao sentimento do cônjuge. Afinal, se nada do que ele fala interessa, por que insistir nessa relação?

4.Desprezo: Humilha, ridiculariza o parceiro e sente-se superior. ANTÍDOTO: Não existe remédio nesse caso. Não há motivo para permanecer casado quando o desrespeito e o desamor se instalam."
  
Fonte: Revista Cláudia - 03/10.

Quer escola mais prática e exigente que um casamento?
Um é instrumento de evolução do outro. 
Façamos bom proveito com respeito e amor!

Nenhum comentário: