12 abril, 2010

Viagens x Enjoos


Toda viagem longa é assim: a satisfação do passeio se transforma num pesadelo com tonturas e enjôos. Viajar de carona? Nem pensar! Se eu não sentar no banco da frente a coisa fica pior ainda.
Fui procurar na ciência uma explicação para os enjôos nas viagens e achei bem interessante. De acordo com a neurocientista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Suzana Herculano-Houzel, os enjôos são originados no cérebro, e não no estômago, como a maioria das pessoas pensa. Ela explica que o órgão sensorial se comporta como se estivesse recebendo informações espaciais contraditórias. Enquanto os olhos enxergam um movimento, o labirinto, que é responsável pelo equilíbrio do corpo, percebe outro, o que gera uma reação conflitante podendo acarretar enjôos e tonturas.
Normalmente, os olhos captam informações visuais que "contam" ao cérebro, por meio do labirinto, onde o corpo está e em que direção se movimenta. Certas atitudes, como a leitura no carro em movimento, podem confundir o sistema nervoso sobre os dados recebidos dos olhos, ocasionando mal-estar. Pra mim, até trocar o CD já é uma missão quase impossível!

Se você também enjoa em viagens, procure seguir as dicas que venho praticando: sentar-se no banco da frente; evitar leituras e jogos durante a viagem; não fixar a vista sobre objetos em movimento; usar os freios de maneira suave; fazer as curvas devagar e ter sempre à mão água tônica. O gosto não é muito bom, mas faz milagres!

Nenhum comentário: