10 fevereiro, 2010

Avatar - Reconexão com a Natureza


Considerado o filme que mais arrecadou nas bilheterias de todo o mundo na história do cinema, Avatar é muito mais do que uma megaprodução com computação gráfica avançada. É um filme com uma mensagem explícita sobre nossa realidade cultural e ambiental.
Na estréia do filme em Londres (11/12/09) o diretor canadense James Cameron declarou que o filme "é uma metáfora, não tão politizada como alguns gostariam, sobre como tratamos nossos recursos naturais. É como se disséssemos: estamos aqui, somos grandes, temos as armas, a tecnologia, o cérebro; e podemos fazer o que quisermos deste planeta (...) mas não funciona assim e vamos descobrir isto da pior forma se não refletirmos e buscarmos uma vida de equilíbrio com os ciclos naturais da vida na Terra".

O modo de vida do povo Na’vi, habitantes de Pandora, traz algo que não é novo para nós, mas já está esquecido: conexão com a natureza. Eles vivem como parte dela e não como exploradores insensíveis (humanos), que por estarem tão longe do seu centro não reconhecem mais o sagrado da vida e sua presença.
E a transformação, ou diga-se conscientização, que acontece com o personagem principal, Jake Sully? Nos mostra a possibilidade que temos de despertar, pois o Sol brilha pra todos e sempre é tempo de acordar. Tempo de se ligar na vida e no amor. Tempo de lembrar que somos parte da criação, parte da natureza. Nós simplesmente pertencemos.
E você, o que sentiu assistindo Avatar?

Por Camila Pacheco, que assistiu Avatar duas vezes em 3D, se emocionou o filme inteiro, identificou os Na’vi como os índios Guarani e sentiu saudade de uma conexão com tudo o que é vivo neste planeta.

6 comentários:

Vera Lúcia disse...

Camila, gostei do blog Vida Zen...
o teu comentário a respeito do filme está maravilhoso... é isso aí, precisamos nos conectar mais com a vida/natureza...
Bjs,
Vera Lúcia

daniel disse...

Concordo contigo! Filmão!

Lu disse...

Camila, lendo este post percebi que não tinha entendido bem o real sentido do filme. É muito lindo mesmo! Quero ver de novo com outros olhos e sentimentos!

Mônica disse...

Este filme tem muitas chaves sobre conciência ecológica. Podemos ter um har mais sensível à história e perceber isso. E tb os cenários, que coisa linda. Não imorta se é computação gráfica..rsrs.
Quem não viu, tem que ver!!

Gi disse...

Desenvolve um sentimento dentro da gente de ser um agente pra contribuir pra preservar essa bela natureza que Deus nos oferece, e isso se destaca qdo da derrubada da grande árvore.
E a conexão citada nos reporta à conexão cósmica.

Unknown disse...

Oi ca...
eu vi este filme, tive que ver 2 vezes em 3D...e sabes né amiga, me indentifiquei..e me vi no filme..hehehe..vc me viu ali tb?
esta arte maravilhosa que é o cinema ainda mexe com nossas emoçoes...e nos faz pensar de um modo diferente, nos conecta com a nossa natureza.