09 fevereiro, 2010

Super Linhaça

Quanto mais a ciência pesquisa, mais descobre os benefícios dessa semente de origem asiática, com relatos de uso datados de 5 mil anos antes de Cristo.
A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois além das propriedades nutricionais básicas tem propriedades preventivas: é antioxidante e anticancerígena. É rica em Ômega 3 e Ômega 6, o que permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedores do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual.
 

Além disso, a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio e também é uma substância importante na prevenção do câncer de mama.
O consumo de linhaça também reduz o colesterol e a pressão arterial. Tem efeito antiinflamatório, podendo ser usado no tratamento de artrite e dermatite. Coadjuvante no tratamento da depressão, melhora as funções mentais de idosos, auxilia na perda de peso e no funcionamento do intestino.
Estudos ainda mostram que é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela ativa mais o metabolismo.
A sua constituição também conta com uma alta taxa de fibras solúveis, vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.


Linhaça Marrom e Dourada 
A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, e ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes.
A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.
Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. Os dois tipos tem teores similares de ômega 3.
 

Como usar
Os nutricionistas indicam usar a linhaça triturada porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las em um liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Guardar em pote bem fechado no refrigerador e ao abrigo da luz por até três dias. Consumir até duas colheres de sopa por dia em sucos, vitaminas, iogurte, massas, pães, etc.


Fontes: Wikipedia, Rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: