12 fevereiro, 2010

Fraldas de pano, sim!

Hoje, um grupo crescente de pessoas procura soluções alternativas às fraldas descartáveis e o movimento é mais acentuado nos EUA e Europa. Mas aqui na nossa terrinha também já tem pais e mães mais conscientes que estão aderindo às novas fraldas de pano alegremente.
Modernas, lindas, práticas e super absorventes, as novas fraldinhas estão ganhando espaço na mídia (e é preciso divulgar cada vez mais!) e nos guarda roupas dos bebês. 

Os novos modelos contam com várias camadas de tecidos diferentes para garantir uma boa absorção; fechamento em velcro para que o ajuste seja perfeito; diversas estampas; e ainda modelos que crescem com o bebê (fraldas que podem ser ajustadas do tam P ao G).
E não tem grandes mistérios pra lavar, não: é só deixar de molho com um pouquinho de sabão de coco líquido e depois dar uma batidinha na máquina, com um pouquinho de vinagre (que faz com que o tecido fique mais absorvente!).

Deixando de lado o preconceito e a acomodação, podemos utilizar, sim, fraldas de pano. Além de economizar uma grana, deixaremos o planeta menos imundo.

Deem uma olhada nesses números, reflitam um pouquinho e façam a experiência.

  • Nos primeiros dois anos de vida, uma criança usa cerca de 5.500 fraldas descartáveis. Em vez disso, poderia usar cerca de 60 de pano.
  • Cerca de cinco árvores são abatidas para 5.500 fraldas descartáveis.
  • Um bilhão de árvores são usadas para as bundinhas dos nenês, no mundo, por ano, para suprir a indústria de fraldas descartáveis. 
  • Uma fralda descartável demora, em média, 450 anos para se decompor nos lixões do planeta.
Visite o site:
Fralda Bonita

A dona da página é a Bettina Lauterbach, gaúcha de Gramado. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Já tinha lido sobre isso tb. Não tenho filhos ainda mas qdo tiver vou usar fraldas de pano sim.
Adorei o blog!

Mônica disse...

Legal este post Camila.
Nossa geração precisa ter consciência sobre o futuro quedeixaremos para nossos filhotes!

Carol Uana disse...

Adorei a idéia e já fiquei louca p comprar essas fraldas liiindas... já entrei no site p conhecer, são de Gramado, né? Pertinho...