16 março, 2010

Aprendendo a Lidar com a Raiva


Este livro tem como tema a raiva, mostrando como esse sentimento é uma emoção extremamente destrutiva e muito presente na nossa civilização. O autor procura ensinar como libertar-se dela, praticando o que ele chama de exercício da 'Plena Consciência'. Thich Nhat Hanh fornece instruções concretas sobre como transformar o anseio, a raiva e a confusão que existem dentro de nós, para que se torne possível cuidar do sofrimento e alcançar a paz para podermos ajudar outras pessoas.
Não digo que é fácil, mas essencial querer trabalhar isso para podermos viver melhor e termos mais amor no coração.

´A condição básica para a felicidade é a liberdade. Não estamos nos referindo aqui à liberdade política, e sim à liberdade que conquistamos quando nos libertamos da raiva, do desespero, do ciúme e das ilusões. Buda os descreve como venenos. Enquanto eles estão no nosso coração, é impossível ser feliz. Neste livro vou lhes falar sobre a raiva, porque esta é uma emoção extremamente destrutiva e muito presente na nossa civilização. Vou procurar lhes ensinar a libertar-se dela, praticando o que chamo de exercício da Plena Consciência. Vou lhes dar instruções concretas sobre como transformar o anseio, a raiva e a confusão que existem dentro de nós. Se seguirmos estas instruções e aprendermos a cuidar do nosso sofrimento, alcançaremos a paz e poderemos ajudar outras pessoas a fazer a mesma coisa.´ Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh é autor de mais de cem livros de poesia, ficção e filosofia, fundou universidades e organizações de serviço social. Liderou a delegação budista vietnamita nas Conferências de Paz em Paris e foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz pelo Reverendo Martin Luther King Jr.

Vai lá:
Aprendendo a Lidar com a Raiva - Sabedoria para a Paz Interior
Thich Nhat Hanh
Ed. Sextante
160 páginas, R$ 19,90

Nenhum comentário: