29 março, 2010

Maternidade Ecológica


Não tem volta: estamos entrando na segunda década do século 21, o planeta está superpovoado, sujo, desmatado e cada dia mais quente. Passou da hora de entender que a festa acabou e sobrou a tarefa de limpar a casa. Isso significa parar de desperdiçar, parar de consumir sem consciência e começar a avaliar, sem preconceito, alternativas mais sustentáveis para o dia a dia. A maternidade – e a paternidade – vão ter que se adaptar aos novos tempos, por isso veja produtos e tendências para quem tem crianças e quer deixar um planeta ainda vivo:

Fraldas ecológicas: ninguém quer voltar para o tanque, mas só de fraldas descartáveis cada bebê produz uma montanha de lixo. Já começaram a chegar aqui algumas alternativas, como modelos de pano mais absorventes e com partes removíveis para facilitar a lavagem. Mas a gente torce para que inventem um material superbiodegradável, que possa ser descartado sem levar séculos pra se decompor. Uma boa opção é a Fralda Bonita.

Roupinhas de tecidos orgânicos: geralmente feitos a partir de algodão cultivado sem agrotóxicos ou fibras de bambu, e sem tingimentos químicos.

Brinquedos de materiais orgânicos: em vez de tanto plástico colorido, madeira certificada e tecido.

Bicicletas: ensine o quanto antes o seu filho a andar. Quem sabe a próxima geração vai ver menos carros na rua?

Enxovais reduzidos: se a gente pensar, dá sim para criar uma criança com muito menos coisas do que se compra atualmente. Questão de consciência.

Amamentação prolongada: tem coisa mais ecológica do que alimentar uma criança com o leite do seu peito? Não consome energia pra ser esquentado, não custa dinheiro, não vem em embalagem que vai pro lixo e ainda faz bem pra saúde. Isso, sim, dá pra usar sem moderação.

Fonte: Revista TPM

Nenhum comentário: