11 março, 2010

The Cove - Oscar e Denúncia


O vencedor do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem The Cove, em português “A Enseada”, mostra a triste realidade da cidade litorânea de Taijin, Japão. Á primeira vista a cidade parece proteger os golfinhos com seu seus diversos monumentos, passeios turísticos e museus. Na verdade, escondem que é o lugar onde há a maior matança de golfinhos na atualidade.
Dirigido pelo americano Louie Psihoyos, fotógrafo da National Geographic e também cofundador da Oceanic Preservation Society, o vídeo aborda o sangrento massacre de golfinhos na cidade litorânea de 3,5 mil habitantes, onde os pescadores alegam que a caça desses mamíferos é uma tradição centenária.
Para os ecologistas o filme é uma vitória, pois, até hoje, ninguém tinha conseguido filmar nem fotografar nada. Além de ter uma posição geográfica que favorece a carnificina e dificulta que se façam imagens, a comunidade local barra todos aqueles que querem atrapalhar o trabalho deles.

A indústria do golfinho é uma das que mais cresceu nos últimos anos e a sua capital mundial é Taiji. Por ano, em todo o Japão, são mortos mais de 23 mil golfinhos. Outros tantos são mantidos vivos e vão parar em aquários de todo mundo, ao custo de 150 mil dólares cada. Quem alerta para esses absurdos é Richard O’Barry, que ficou conhecido nos anos 60 como o treinador do Flipper. Segundo Richard, quando a série estreou na TV americana, eram apenas três os aquários com golfinhos. Hoje, existe uma indústria bilionária.
Se os japoneses já enfrentavam críticas por causa da caça de baleias e da pesca de atum, que ameaçam algumas espécies de extinção, depois dessa terão que rever mesmo suas tradições e hábitos alimentares para a preservação do nosso meio ambiente.
Vai lá:
The Cove – A Enseada
Gênero: Drama, Documentário
Ano de Lançamento: 2009
Sem data de estreia no Brasil, mas já disponível para baixar na Internet.

Nenhum comentário: